top of page

Meu filho tem alta estatura, e agora?😲




Primeiro de tudo, como falo toda hora por aqui, é importante o acompanhamento de rotina do crescimento de todas as crianças e adolescentes, para podermos detectar eventuais situações de crescimento deficiente ou excessivo. 😊


Saber sobre a história familiar, outros sinais e sintomas, pesos, quando foi o momento que a velocidade de crescimento se aumentou para direcionar a investigação.


O tratamento vai ser sempre voltando para as causas adjacentes, quando elas existirem - hipertiroidismo, obesidade, hiperinsulinismo, puberdade precoce, tumores produtores de GH. Pois nessas situações, quando tratamos a causa base, geralmente a velocidade de crescimento volta ao normal.


No caso de alta estatura constitucional (genética) ou idiopática (sem causa encontrada), existem tratamentos que poderiam desacelerar esse crescimento e diminuir a previsão de estatura final. Porém, ele é feito cada vez menos, pela aceitação da alta estatura, pelas possibilidades de efeitos colaterais e pela ação limitada do resultado (a diminuição não é tão grande).


Geralmente, quem mais procura o tratamento são as meninas👧🏽, por ser mais difícil de aceitar as grandes estaturas. Esse tratamento consiste, na maioria dos casos, em administrar estrógeno (meninas) ou testosterona (meninos) para acelerar o fechamento da cartilagem.


Caso você desconfie que seu filho ou filha esteja alto demais, procure um endocrinologista infantil para que ele avalie. É o endocrino que irá definir se o crescimento está exagerado, se precisa investigar, como investigar e qual o tratamento proposto.


Conte comigo!😉

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page