top of page

Minha filha tem pelo demais



Pelos, para que tê-los? Sabemos que os pelos existem para auxiliar a proteção e a manutenção de temperatura na nossa pele. Mas também sabemos que algumas mulheres e meninas se incomodam e se perguntam o que é normal na quantidade e distribuição.


Primeiro de tudo, o post de hoje não é para falar sobre imposições da sociedade mas sim para lembrar que avaliar a distribuição dos pelos é importante porque eles podem ser a manifestação de uma doença virilizante grave.


Então vim aqui hoje para ensinar os conceitos porque essa manifestação se chama HIRSUTISMO. Mas nem todo excesso de pelo é um hirsutismo.


O que é o hirsutismo?


É o crescimento EXCESSIVO de pelos espessos e escuras em áreas ANDRÓGENO dependentes (anh????)...são elas LÁBIO SUPERIOR, QUEIXO, PERIAREOLAR, ENTRE MAMAS, ABDOME, DORSO, BRAÇOS em mulheres. Temos uma escala para avaliar e pontuar esses pelos. Chama escala de FERRIMAN-GALLWAY modificada. E sempre que a menina pontuar mais do que 8, ela deve ser investigada para entender o que está acontecendo.


Mas nem todo excesso de pelo é hirsutismo, existe a HIPERTRICOSE e a LANUGEM.


Hipertricose é o crescimento de pelos vilosos (mais finos, como os que temos normalmente nos braços e pernas) em áreas não andrógeno dependentes e que não ocorre pelo aumento da produção de hormônios andrógenos, na maioria das vezes é uma característica familiar.


Já a LANUGEM é aquele pelo finiinho que cobre a pele de alguns recém nascidos e pode permanecer até o quarto mês de vida.


Então é isso, se você acha que na sua casa alguém tem pelos demais onde não teríamos com facilidade, procure uma avaliação. O hirsutismo pode ser sinal de uma hiperplasia adrenal, de síndrome dos ovários policísticos, efeito colateral de medicamentos, síndrome de cushing...


O importante é tirar suas dúvidas com um médico de confiança.

Conte comigo.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page