top of page

Sal da cozinha e hormônios da tireoide, tem relação? 🧂




Sabia que no Brasil é obrigatória a adição de iodo no sal de cozinha, porque este mineral é necessário para a síntese dos hormônios tireoidianos que irão regular as funções do organismo?


🔹A deficiência de iodo pode levar ao bócio, que é um aumento do volume da glândula tireoide e o hipotireoidismo, e seu excesso pode causar intoxicação que faz nosso corpo responder com um bloqueio na síntese dos hormônios e isso também levará ao hipotireoidismo.


🔹 É pela preocupação com a deficiência de iodo que o nosso sal é iodado! Isso fez com que o hipotireoidismo por deficiência de iodo reduzisse bastante.


🔹Há outros alimentos em que podemos encontrar o iodo, como peixes de água salgada, frutos do mar (lagostas, ostras, camarão, sardinhas, bacalhau), leite e alguns legumes como vagem, agrião, cebola, alho-poró, rabanete e nabo.


🔹 A quantidade necessária por dia muda de acordo com a idade e com a fase da vida, por exemplo, bebês de até 6 meses precisam de menos e as gestantes e lactantes são as que mais precisam - porque isso pode interferir na formação da tireoide do seu filho.


🔹 Mas isso tudo não quer dizer que temos que consumir MAIS sal do que o normal, a quantidade de iodo que precisamos é fácil de ser alcançada, principalmente com uma dieta balanceada e respeitando os limites de sal que deveríamos consumir por dia!


🔹 Vamos lembrar que o excesso de sal está relacionado com maior chance de hipertensão arterial e que bebês menores de 1 ano devem evitar a adição de sal no preparo dos alimentos porque o rim deles ainda não conseguem fazer toda a depuração de sal necessária. Mas fiquem tranquilos, nessa faixa etária, a quantidade de iodo necessária é menor e conseguida facilmente por outras vias.


Gostaram desse post? Então curta, comente e compartilhe com seus amigos


75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page